Ambientes PequenosApartamento

Quartinho de 8m² se transforma em um incrível apartamento cheio de funções

Por 5 de maio de 2017 6 Comments

Você consegue se imaginar vivendo em um apartamento de apenas 8 metros quadrados? Tem quem tenha um banheiro maior do que isso e outros com armários e closets maiores do que este pequeno apartamento. No entanto, mesmo em um espaço tão compacto, este apartamento, de maneira inteligente, oferece as funções básicas de uma casa. O projeto dos arquitetos da Kitoko Studio é simples, minimalista e conta com diversas surpresas, escondidas atrás de portas e gavetas.

01-apartamento-pequeno-armarios

Antes da reforma, esse local era um quartinho abandonado no último andar de um prédio velho. Apesar do espaço pequeno, a demanda dos clientes era criar um espaço funcional, onde seria possível descansar, dormir, cozinhar, comer, lavar, trabalhar e tomar banho.

02-apartamento-pequeno-quarto

O projeto usa o conceito do “canivete suíço”, com diversas funções escondidas. Cada porta do armário está reservada para uma ou mais funções. Cama, armário, escada e mesa para refeições são apenas algumas das coisas que ficam guardadas e aparecem apenas na hora em que há a necessidade do uso.

03-ideia-casa-pequena

04-ideias-otimização-espaço

05-armarios-apartamento-pequeno

06-ideia-armario-embutido

07-ideia-aproveitamento-espaço

08-mesa-cozinha-pequena

09-apartamento-pequeno

10-ideia-banheiro-pequeno

11-banheiro-pequeno-pastilha

12-cama-armario

13-apartamento-criativo

14-móveis-multifuncionais

15-pia-cozinha-pequena

A imagem abaixo dá uma ideia melhor de dimensão e deixa mais claro o quão pequeno é este apartamento.

16-planta-apartamento-pequeno

17-planta-apartamento-pequeno

18-planta-apartamento-pequeno

  • Rafaela P. Souza

    Sinceramente eu não gostei desse projeto, pois na minha opnião não ficou bom, principalemte quando tentaram colocar um banheiro em um vão de 8m². As vezes as pessoas tentam encaixar as coisas sem ver na prática se realmente isso vai dar certo, com exemplo o chuveiro que fica colado com o lavabo. Ta na cara que quando uma pessoa for tomar banho ali vai molhar tudo. O que eu pude perceber nessa pessoa que fez esse projeto que ela fugiu da realidade.
    Se fosse eu, nesses 8m² teria feito somente um banheiro ou um closed que seria o mais apropriado para o tamanho do ambiente.
    =)

    • Humberto Ribas

      Rafaela, há muito tempo morei em um apartamento no Marais em Paris – o Centro George Pompidou, ali perto, ainda estava sendo construído – pouco maior do que isso. A única coisa de que discordo neste projeto é o armário debaixo do lavabo – que não vai durar muito. Quanto a molhar tudo ao tomar banho me lembra minha mãe que se descabelava gritando: “O banheiro está todo molhado.” E eu dizia: “Mamãe, banheiros foram feitos para serem molhados.” Você já viu alguns “apertamentos” no Japão onde as pessoas dormem em escaninhos de 2 x 1 metro – menores que uma cabine leito de trem? É tudo questão de falta de espaço.

  • Vinícius Alves

    Que bom q postaram a dica que sugeri!

    =]

    • giane

      Gostei, é muito criativo. Parabéns.

  • Leila Haddad

    Duas perguntas:
    1. Quanto tempo vai durar essa pia do banheiro com a água caindo em cima dela a cada banho?? De que material foi feita?
    2. Onde está o fogão?

  • Heloisa Demigliano

    Vou acrescentar o comentário só para tirar a dúvida das pessoas que perguntaram.. Se o gabinete for feito de compensado naval (o material que utilizam em barcos e portanto, suporta o contato com água e umidade constante) ou de madeira (madeira de verdade, não mdf) com tratamento, ele pode sobreviver por anos! A janela da minha casa é de madeira, exposta ao tempo e a chuvas (e olha, aqui chove viu). É de peroba rosa e tem 15 anos.

    Achei o projeto muito bacana. Totalmente viável. Mas me pergunto o custo disso..rs

Compartilhe com um amigo