Ambientes PequenosApartamento

Casa MJE e sua solução incrível para otimizar espaço

Por 21 de outubro de 2015 Sem comentários

Viver bem em pequenas casas é o que quase todo mundo busca, não é mesmo? Felizmente, existe uma infinidade de soluções geniais e criativas, que são capazes driblar esse pequeno problema com maestria. E a casa MJE é um ótimo exemplo para todos nós nos inspirarmos. São apenas 70m² super otimizados através de paredes sobre rodas. O pessoal responsável por esse pequeno pedaço de genialidade são os espanhóis da PKMN [Pacman] Architectures.

1-casa-mje

María José e Enrique moram no México, mas viajam muito à Europa. Eles queriam uma segunda casa nas Astúrias, Espanha, que deveria fazer o papel de um apartamento apenas para o casal, mas deveria comportar toda a família, quando necessário. Mas como? Através de móveis giratórios, paredes na verdade, os dormitórios do apartamento podem sumir e aparecer rapidamente! Assim, a casa pode assumir três diferentes layouts, com dois quartos, com um quarto ou sem nenhum quarto. A casa pode, então, ser o espaço perfeito para celebrar uma grande festa ou pode ser um pequeno apartamento para María José e Enrique, quando estão sozinhos. É o luxo de se ter uma sala de quase 50m² e uma casa de apenas 70m².

Para o pessoal da PKMN, o objetivo é explorar novos campos da arquitetura, buscando novas maneiras das pessoas se conectarem. No caso da casa MJE, desenvolveram um conceito muito interessante, pois a residência oferece diferentes layouts que se ajustam às necessidades do momento. Isso é possível devido a móveis que giram em torno de um eixo. São praticamente paredes com rodinhas.

2-casa-mje

3-casa-mje

Os arquitetos vislumbraram um interior onde paredes inteiras poderiam se mover através de um eixo pivotante e as camas poderiam ficar escondidas ali dentro. Esse tipo de flexibilidade no layout é essencial na otimização de espaços pequenos.

4-casa-mje

Uma casa onde os quarto podem sumir permite que os moradores consigam ganhar um espaço significativo para receber pessoas. Em outras palavras, a área social da casa fica com quase 50m²!

5-casa-mje

O conceito tradicional de quartos em casas, aqui, foi completamente abandonado para dar lugar a uma nova perspectiva. O interior inteiro foi redesenhado de acordo com as novas regras, o que maximizou as opções e oportunidades.

6-casa-mje

7-casa-mje

8-casa-mje

9-casa-mje

10-casa-mje

Compartilhe com um amigo