Ambientes PequenosApartamento

Casa do leitor #1: reforma de apartamento com orçamento enxuto

Por 10 de setembro de 2015 Sem comentários

Vez ou outra alguns de nossos fiéis leitores nos enviam fotos de suas casas. Algumas delas são super legais e cheias de inspirações de decoração. Por isso, vamos começar a compartilhar algumas casas e apartamentos enviados para nós. Muito além das ideias, os donos dessas casas vão compartilhar a experiência de encarar uma reforma.

O apartamento de hoje é o da lighting designer e arquiteta Letícia M. Ela recebeu as chaves do imóvel e realizou algumas alterações no layout, como abrir uma parede para fazer uma cozinha americana, o que aumentou a sensação de amplitude, algo essencial para apartamentos pequenos como dela.

Antes da reforma

01-apartamento-antes-reforma

A Letícia e o marido compraram um apartamento de 70 metros quadrados em 2013. A planta, segundo ela, era meio estranha, com pouca luz na sala. No entanto, havia muito potencial!

Tudo aconteceu muito rápido. Em apenas dois meses reformaram e se mudaram.

02-apartamento-antes-reforma

03-apartamento-antes-reforma

04-apartamento-antes-reforma

05-apartamento-antes-reforma

06-apartamento-antes-reforma

Logo abaixo, vemos o layout básico do apartamento da Letícia.

07-planta-apartamento.jpg

Mãos à obra!

08-apartamento-obra

09-apartamento-obra

10-apartamento-obra

Depois da reforma

O casal estava com um orçamento enxuto, por isso há menos móveis e peças assinadas por designers, o que não comprometeu em nada o resultado final! Eles mantiveram o banheiro, parte da cozinha. Muitos móveis foram herdados e vários elementos da decoração foram improvisados.

01-sala-decorada-apartamento

Segundo a Letícia:

“A chaise, as poltroninhas da sala, a mesa de canto e meu criado mudo são moveis que meus pais têm desde o casamento deles (quase 50 anos). Se não me engano, são todos da Mobília Contemporânea. A chaise, na verdade, era um sofá, que tinha um encosto de madeira e um estofado verde petróleo, mas o móvel passou por algumas mudanças e não conseguimos manter como original.

O móvel da TV é uma escrivaninha que eu e minha irmã tínhamos desde pequenas. O que hoje é a prancheta eram duas prateleiras de uma estante do meu pai, sobre cavaletes da Tok & Stok.

A mesa de centro e o oratório de bambu do São Francisco são trabalhos que meu cunhado, Pedro Bürger, faz. A mesa de mosaico, onde está a renda portuguesa, minha mãe fez. A luminária zebrada em cima da cristaleira foi a mãe do meu marido que fez com garrafas PET.”

02-sala-comprida-apartamento

03-ideia-decoracao-sala

04-vitrola-decoracao

05-guitarra-decoração

“Os quadros todos têm uma historinha. Sobre as poltronas, emoldurando a lâmpada de filamento de carbono, tem o rosto e a mão do David do Michelangelo, que desenhei quando tinha 17 anos. O calendário de biscoitos do Mucha ficava na casa dos meus pais: sempre amei esse pôster. Quando eles se mudaram, pedi para mim e guardei por muitos anos até ter a minha casa. O quadro do carrinho foi a avó do meu marido que fez pra ele, quando ainda era pequeno. Em cima do sofá, há dois quadros feitos por um grande amigo meu, Orlando Marques. O Keep Calm, embora hoje esteja manjado, meu marido trouxe de Londres e tem um significado especial pra ele.

A almofada de tricô eu fiz e a cristaleira é do Embu.”

06-mesa-centro-rustica-sala

07-estante-nichos-sala

08-apartamento-decorado-pequeno

09-porta-azul-sala

10-escritorio-apartamento-pequeno

11-decoração-concreto

12-hall-apartamento-pequeno

13-ideia-cadeiras-decoração

14-chaise-sala-decorada

15-armario-espelhado-quarto

16-garrafas-cortadas-iluminação

17-plantas-decoração

“Não mexemos na cozinha exceto na parede, que quebramos para colocar a mesa. Está exatamente como quando compramos. Pusemos uns adesivos de azulejo sob a mesa e na parede da área de serviço. A mesa de jantar é uma prancha de mosaico de Teca (MCA), que compramos calibrado e lixado na TeakStore e envernizamos com verniz naval. Os pendentes da mesa foram fabricados pela Omega Light, de onde também são os pendentes indiretos do estar e da circulação.”

18-cozinha-americana-tinta-quadro-negro

Segundo a dona, o apartamento não está pronto e talvez nunca esteja, mas está do jeito que amam!

Compartilhe com um amigo