Ambientes PequenosApartamentoBanheiro

Banheiro com lavanderia, solução para espaços pequenos

Por 28 de Maio de 2013 4 Comments

A falta de espaço nas grandes metrópoles, onde o metro quadrado custa exorbitâncias, é óbvia. Assim, nossas casas e apartamentos vêm se tornando cada vez menores e ambientes que antigamente eram muito comuns tornaram-se obsoletos. A lavanderia foi uma delas. Nos Estados Unidos e na Europa é muito comum encontrarmos a máquina de lavar e a de secar dentro dos banheiros. Aqui no Brasil, essa prática é muito adotada em quitinetes, studios e apartamentos de um quarto.

Para quem não está acostumado com isso, pode parecer um tanto quanto estranho uma máquina de lavar dentro do banheiro, mas pra quase tudo a gente dá jeito nessa vida, não é mesmo? Sua máquina de lavar pode ter um lugar bem simpático no seu banheiro.

A dica primordial, nesse caso, é embutir a sua máquina. E para que isso seja possível, é essencial que ela possua abertura frontal! Além disso, no mercado já existem algumas marcas que possuem a lavadora e secadora em um mesmo produto. Isso realmente salva vidas, pois quem mora ou já morou em apartamento pequeno sabe a falta que faz um varal para a roupa secar ao ar livre.

Veja, então, como um simples aparelho com abertura frontal, que lava e seca, pode se tornar a sua pequena lavanderia:

banheiro-pequeno-lavanderia-01
banheiro-pequeno-lavanderia-01-02

projeto: limaonagua

Optamos por cores mais alegres nas pastilhas e nos armários, que, no final das contas, fazem toda a diferença. O detalhe da pastilha no piso acaba substituindo o famoso tapetinho de banheiro.

O armário em cima da lavadora de roupas pode armazenar os produtos de limpeza, a roupa que você tirou da máquina e vai deixar pra passar depois, além dos produtos a serem utilizados no banheiro, como toalhas, papel higiênico, shampoo e etc.

Outra coisa bacana e bem prática são os cestos de roupa que separam roupa colorida da roupa branca, eles economizam o seu tempo na hora de separar as roupas para lavar.

Veja alguns outros exemplos de banheiros com lavanderia. Quem sabe você não encontra algo mais parecido com sua realidade. Assim fica mais fácil raciocinar, não é?

banheiro-lavanderia-01

foto: Rusu Ruslan

banheiro-lavanderia-02

foto: Ghoofie

banheiro-lavanderia-03

foto: David Wakely – Cathy Schwabe Architecture

Finalmente, esse vídeo da IKEA ajuda a visualizar bem tudo o que foi dito, mas coloca um exemplo onde há varal no banheira ao invés de uma secadora (não se esqueça de ligar as legendas em português):

Pronto, agora você sabe quase tudo sobre banheiros com lavanderias!

  • Muito lindo, muito bonito mas….
    o vapor do banheiro irá oxidar os componentes eletrônicos da máquina de lavar e menos de um ano.

  • Como leitor assíduo do Limão, eu devo protestar quanto ao comentário acima. Muitas vezes quando há necessidade, é preciso escolher entre o ideal e o possível. O ideal seria um cômodo específico pra fazer esse tipo de serviço, mas quando não existe opção, é necessário adequar os ambientes às suas necessidades.

    Se pra ter mais comodidade e qualidade de vida eu tiver que sacrificar a vida útil de um equipamento que já é concebido na indústria com uma vida útil pré determinada (a famosa obsolescência programada, presente em quase 100% de toda a linha branca no Brasil), que assim seja!

  • Olá, pensando na possibilidade de incluir a maquina de lavar no banheiro, qual e a estrutura básica que o banheiro deve ter para acomodar a maquina, em termos hidráulicos? E necessária muita “quebradeira” ? Obrigada, Camylla

    • Limão n’água

      Oi, Camylla
      Você precisa de um ponto de água, que vai fornecer água para a lavagem de roupa, e de um ponto de esgoto para onde a água da lavagem será escoada. Precisa de uma tomada elétrica para fornecer energia para sua máquina funcionar. O quebra-quebra vai depender do que você tiver disponível e de onde os pontos vão ficar!
      Espero ter ajudado 🙂

Compartilhe com um amigo