Ambientes PequenosApartamento

Aproveitando espaço de maneira muito inteligente

Por 21 de outubro de 2014 Sem comentários

Para poucas coisas nesse mundo a mente humana não consegue resolver ou encontrar soluções e, naturalmente, como já vimos por aqui algumas vezes, a falta de espaço não é um problema sem solução. Um apartamento pequeno não é mais um problema ou um ponto negativo se você souber utilizar o pouco espaço ao seu favor. Para exemplificar tudo que estamos falando, este pequeno apartamento, que fica em Nova Iorque, no East Village em Manhattan, mostra como o design de interiores cria soluções incríveis e criativas para driblar qualquer situação onde alguns metros quadrados a menos.

Os arquitetos responsáveis por este projeto são Margarita McGrath e Scott Oliver do escritório Noroof Architects, também de Nova Iorque. O apartamento possui, aproximadamente, 59,45m². É um espaço bem compacto, com ambientes estreitos e um layout um tanto quanto peculiar.

1-apartamento-pequeno-e-inteligente

O maior desafio dos arquitetos era transformar o apartamento em um prático e confortável lar. Transformar esse tipo de imóvel nem sempre é fácil, mas as soluções encontradas por esses profissionais para os problemas apresentados são muito inspiradoras!

2-apartamento-pequeno-e-inteligente

O quarto da criança é tão pequeno e estreito que ter uma cama ocuparia o quarto praticamente inteiro. É por isso que o sistema adotado é tão legal, pois a cama desaparece na parede, revelando uma escrivaninha.

Soluções similares a esta foram adotadas em todo o apartamento. Esses recursos são ótimos otimizadores de espaço, permitindo que você viva em paz e confortavelmente, por menor que seja a sua casa. Não são baratos, mas pense neles como um investimento para o seu bem-estar.

3-apartamento-pequeno-e-inteligente

Uma pessoa nova que entra no apartamento, pela vista da sala, nunca acertaria o tamanho total do apartamento. A porta de entrada se abre para uma sala de 3,5m x 4,9m, um espaço amplo que quase desmente que o apartamento só teria mais 33,5m² de área disponível. Entre duas altas janelas, a mesa abaixa, revelando uma estante de livros. É uma mesa que costuma ficar abaixada no dia-a-dia, contudo, é facilmente recolhida em dias em que se tem mais gente em casa.

A cozinha fica ao longo de uma parede que interliga a sala ao resto do apartamento. Os itens da despensa são armazenados em uma estante estreita e deslizante, que funciona como um biombo quando totalmente estendida, proporcionando um pouco de paz e tranquilidade aos quartos.

As gavetas embaixo da cama e os nichos escondidos no chão são ótimos para armazenar roupas e os brinquedos das crianças!

4-apartamento-pequeno-e-inteligente

5-apartamento-pequeno-e-inteligente

6-apartamento-pequeno-e-inteligente

7-apartamento-pequeno-e-inteligente

8-apartamento-pequeno-e-inteligente

9-apartamento-pequeno-e-inteligente

10-apartamento-pequeno-e-inteligente

11-apartamento-pequeno-e-inteligente

Vale lembrar que esse pequeno apartamento, com ideias muito bacanas, foi transformado em um lar muito confortável para um casal com dois filhos, ou seja, 4 pessoas! 😛

via: Dwell
fotos: Raimund Koch

Compartilhe com um amigo