Ambientes PequenosApartamento

Apartamento minimalista com apenas 30 metros quadrados: menos é mais!

Por 3 de outubro de 2014 Sem comentários

Este interessante projeto, assinado pelo pessoal da SCHEMAA, é o resultado de uma reforma de um apartamento localizado em Paris. A área total, de aproximadamente 30m², foi completamente repensada, transformando o ambiente principal em um espaço multifuncional e o ático em quarto habitável.

01-armarios-escada-madeira

O conceito foi estruturar o apartamento em algumas faixas funcionais. A primeira faixa, logo na entrada, integra a cozinha e alguns armários. Painéis de madeira na parede, no chão e no teto finalizam essa unidade funcional. Em seguida, há uma escada com muitos armários e com degraus que se alternam e levam o usuário para o quarto de casal.

02-apartamento pequeno sala

03-apartamento-madeira-tons-claros

Há soluções que economizam espaço espalhadas por todo o apartamento. Além da enorme quantidade de locais para guardar coisas, foi criada uma interessante solução para a mesa de jantar. Enquanto não está em uso, ela fica penduradinha na parede, entre as janelas. Assim, o ambiente fica mais clean e espaçoso.

04-cozinha-espaçosa

05-espaço-multifuncional

06-cozinha

07-sala de jantar

08-mesa-jantar-pratica

O tom claro da madeira é predominante na paleta de cores. Isso dá mais amplitude ao ambiente, mas também pode deixá-lo pouco aconchegante. Dessa maneira, os livros na pequena prateleira próxima a escada não cumprem apenas o seu papel educacional, mas também equilibram o ambiente, quebrando um pouco a frieza das cores neutras com o seu colorido.

09-armarios-aproveitamento-espaco

10-armarios-embaixo-escada

11-escada-criativa-madeira

12-pendentes-escada

13-quarto-mezanino

Uma enorme claraboia inunda o ambiente com iluminação natural, essencial para dar amplitude a ambientes pequenos.

14-claraboia-quarto-casal

Há quem não consiga viver em um ambiente minimalista como esse, onde o menos é mais é levado ao extremo. Para alguns, há muito espaço vazio que poderia ser aproveitado de outras maneiras, para outros, não se trata apenas de um estilo de decoração, mas de um modo de vida, que procura se desapegar daquilo que não é essencial.

fotos: Fred Toulet – projeto: SCHEMAA

Compartilhe com um amigo