Ambientes PequenosCozinhaSala

Sala e cozinha integradas

Por 3 de julho de 2013 4 Comments

O projeto a seguir é uma resposta ao pedido de uma leitora. Ela possui uma sala bem pequena, que está, de certa maneira, integrada com a cozinha, apesar de não estar completamente aberta, como seria em uma cozinha americana. Os ambientes estão, de fato, separados, mas estão ligados por uma abertura na parede.

A leitora foi bastante detalhista e nos passou algumas diretrizes. Além disso, o material que ela nos enviou foi de grande ajuda.

Assim, para aqueles que nos enviam pedidos de ajuda e de dicas de decoração, vale o exemplo dessa leitora. Ela nos enviou a planta e as fotos do apartamento dela, o que é o MÍNIMO que precisa ser enviado, para que possamos tentar ajudar. Tentaremos, na medida do possível, atender cada um de vocês, mas apenas descrições e perguntas vagas não ajudam muito, ok?

Voltemos ao projeto. Seguem algumas fotos do local que a nossa leitora nos mandou:

sala-cozinha-antes-01

cozinha-area-servico-02

Como a gente pode ver, o apartamento está novinho e todo branquinho. Vamos acabar com isso?

Como a sala não nos dava muita opção, devido ao pouco espaço, resolvemos colocar a TV no lado oposto às instalações, como é possível notar na foto. Pois assim podemos usar um sofá de um tamanho razoável, sem atrapalhar a bancadinha da cozinha, que é essencial, pois o espaço para uma mesa de jantar é praticamente inexistente!

Assim, a escolha de um rack não muito grande é bem importante. Optamos também por uma mesinha lateral, ao invés de uma mesinha de centro, devido ao espaço disponível, ou a falta dele. O vidro é um material muito bom para uma sala tão pequena, pois ele dá certa fluidez ao ambiente, assim como cores claras nas paredes. Os espelhos, além de aumentarem o ambiente, também ajudam na iluminação.

sala-cozinha-01

Vale ressaltar, que na mudança do lado da TV os fios podem vir escondidos no rodapé, já que o piso ainda não foi instalado. E existe, no mercado, rodapé quem tem esse tipo de função. Outra alternativa, na pior das hipóteses, é um tapete bem grande. (Como arquiteta, eu nem deveria estar falando isso, mas em último caso você pode jogar os fios para debaixo do tapete. É… eu não disse isso. USEM O RODAPÉ).

sala-cozinha-02

O papel de parede no fundo da sala dá um toque delicado ao ambiente. Não gosta de papel de parede? Escolha, então, uma corzinha que tenha um contraste sutil com o resto da sala. O aparador perto da porta de entrada, aqui, tornou-se um barzinho, que pode ser muito útil para receber os amigos. Se o barzinho não for uma opção, transforme-o em um cantinho para colocar a bolsa, chave ou a correspondência. O lugar para organizar aquelas coisas que você carrega, quando chega cansada da rua, sabe?

sala-cozinha-03

Ao invés de colocarmos uma mesa de jantar que ia ficar no meio do caminho atrapalhando toda a circulação, resolvemos abdicar dessa mobília e usamos uma bancada onde as refeições poderão ser feitas com mais conforto. E vai servir, também, para usar o computador quando necessário.

sala-cozinha-04

Já na cozinha, resolvemos dividi-la com a lavanderia com um box de vidro, pois, assim, a janela, que está lá na outra ponta, não deixa de iluminar todo o ambiente. Dessa vez, optamos por não mexer no que já está pronto, pois o impacto final seria mínimo. No entanto, dou a maior força para retirar os azulejos da parede oposta aos armários. Isso dá uma certa quebrada na frieza dos azulejos, aliviando um pouco o ambiente. Mas repito, o impacto, nesse ponto, não é muito grande.

As banquetas ali vão servir para refeições rápidas e de apoio, para quando a casa estiver cheia.

sala-cozinha-05

Na parede atrás dos armários, sugerimos trocar os azulejos por azulejos cinza chumbo. Nesse caso específico, pintá-los também dá certo. Só um aviso: é muito chato e difícil pintar azulejos sozinha, mas não é impossível. Um profissional para esse serviço é recomendadíssimo!

sala-cozinha-06

Vale lembrar que, quando vamos morar em casas ou apartamentos pequenos, não adianta brigar muito com a falta de espaço. Móveis planejados, apesar de um pouco mais caros, se pagam no final das contas com o conforto e qualidade de vida.

Projeto por Limão n’água

  • Rose Mary

    Moro em uma casa muito pequena que está tudo junto cozinha, esta dividida por uma parede tipo balcão para lanmche, sala de jantar e estar, não tenho condições para demoli-la e construir uma nova mas quero torná-la ao meu gosto.
    O que faço !!!
    Gostaria de email para mandar fotos dela.

  • Ramón Rodrigues

    A planta do meu apto é muito parecida com esta! Gostei muito do projeto.

  • Kamila

    Boa tarde, gosto muito dos seus projetos.

    tenho acompanhado seu blog! esta de parabéns.

    Sou uma quase arquiteta, estou entregando minha monografia!

    Gostaria de saber qual programa vc usa para fazer essas imagens (se puder dizer)
    eu faço imagens, mas terceirizo a renderização delas… pois meu computador não é muito potente! :/
    Estou aprendendo outros programas de 3D.
    gostei bastante desse.

    Bjos.

    • Oi Kamila, a gente usa o Google SketchUp para fazer a maquete, o Artlantis Studio para renderizar e o LightRoom pra dar uma tratada final na imagem. 🙂

Compartilhe com um amigo