Ambientes PequenosArquiteturaCasa

Lindas casas de contêiner com planta livre e fachada rústica

Por 11 de Março de 2018

Seguindo a linha de utilização de contêineres marítimos reaproveitados e o uso de materiais de baixo custo, o escritório Camila Mesquita Arquitetura desenvolveu o projeto de cinco casas de contêiner para aluguel, com 53m² cada uma, com planta livre e ambientes totalmente integrados. De acordo com o escritório, o que torna esse projeto ainda mais lindo é a integração do mesmo com o entorno em que se encontra, que, convenhamos, é de tirar o fôlego. A escolha das cores, em harmonia com a natureza, e o uso dos materiais naturais em contraponto com a dureza do metal do contêiner, só deixa o projeto mais interessante. De acordo com a arquiteta, o maior desafio deste projeto foi exatamente trabalhar com o uso de contêineres, uma vez que foi o primeiro projeto dela realizado dessa forma. Foi preciso muito estudo para entender como funcionam as peças, como se estruturam, onde podem ser cortadas, quais materiais usar para a composição estética, etc. E o resultado final foi lindo!

1-conjunto-casa-conteiner

As maiores vantagens que existem em se construir utilizando contêineres estão na área ambiental e de sustentabilidade, afinal, é uma obra rápida, limpa e seca, sem contar o baixíssimo consumo de água. Comparando a obra convencional de alvenaria e a de contêiner, enquanto uma casa de alvenaria leva dez meses para ficar pronta, uma de contêiner com 150m² fica pronta em três meses, incluindo todos os acabamentos. É claro que isso tudo depende da mão de obra disponível na sua região, mas em média é essa.

2-conjunto-casa-conteiner

E o maior atrativo, além das vantagens já mencionadas, é o custo da construção, que pode ficar cerca de 20% a 40% menor em relação a uma casa de alvenaria do mesmo tamanho e com os mesmos acabamentos. É uma obra que não precisa de fundação, e dependendo do estágio que você compra este contêiner, nem pedreiro você precisa.

3-conjunto-casa-conteiner

Há empresas no mercado que já entregam os contêineres cortados, com portas, caixilhos das janelas e estrutura das paredes, como placas de gesso, MDF, PVC ou cimento, para receber no local os acabamentos escolhidos pelo morador. Também já pode vir com as instalações elétrica e hidráulica embutidas na parede, ou pode vir a casa prontinha, só pra você colocar os móveis dentro.

4-quarto-sala-integrados

Quanto à durabilidade, se o contêiner tiver uma boa manutenção, dura o resto da vida. Em geral, os fabricantes aplicam tinta náutica ou automotiva, PU, para proteger o contêiner. Contudo, vale lembrar que um dos problemas desse tipo de construção pode ser o conforto térmico. Por isso, deve-se prever a instalação de ar condicionado. No entanto, há soluções termo acústicas que podem ser adotadas e que amenizam este problema, como o uso de coberturas para formar beiral, que protege os caixilhos e cria um colchão de ar, o que melhora muito o conforto térmico.

5-home-office

O que muita gente não sabe é que a preocupação maior deve ser com a infiltração de água dentro da casa, por isso, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente na cobertura. Outro alerta é para a necessidade de tomar certos cuidados ao cortar o contêiner porque a base e o teto podem ficar muito moles. Se a ideia for abrir uma lateral inteira, é preciso colocar no lugar uma viga de aço invertida para reestruturá-lo. Só que esta viga pode custar quase o valor do contêiner, por isso, vale muito pensar e estudar quais soluções adotar para que não surjam arrependimentos ou imprevistos no pós obra.

6-terraço-varanda

7-conjunto-casa-conteiner

fotos: Camila Mesquita de Macedo – fotógrafo André Nazareth

Compartilhe com um amigo